Sabemos que o nosso objeto de estudo é o ser aprendente, esteja ele na fase da 1ª infância ou não, o ser que aprende, o ser cognoscente, e o objetivo maior é desenvolver e trabalhar esse ser de forma a torna-lo uma pessoa com capacidade de construir sua própria história, de adquirir conhecimentos, de forma a desenvolver sua capacidade crítica inserindo-o em um contexto social.
Trabalhando no campo da prevenção, o psicopedagogo poderá capacitar profissionais da educação através de cursos, palestras ou oficinas, ou ainda dentro da própria escola.
Na escola cabe a esse profissional identificar dificuldades no processo de aprendizagem; facilitar o processo de integração da comunidade escolar; fornecer orientações e metodologias de acordo com indivíduos e grupos; promover a orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
No campo terapêutico, o psicopedagogo trata diretamente das dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, fazendo o diagnóstico, e orientando pais e professores.
Esse profissional nunca trabalha sozinho, está sempre em parceria com outros profissionais como: psicólogos fonoaudiólogos, médicos e psicomotricistas, pois não podemos esquecer que estamos tratando o nosso paciente como um todo.
Enfim, esse profissional muitas vezes age como um mediador em todo esse processo, e isso exige dele um pensamento sistêmico-holístico que vai muito além dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia.
Como você vê o Ensino à distância hoje?
Educação a distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19/12/2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o art. 80 da lei 9.394/96 (LDB). Isso é o que encontramos ao fazermos uma pesquisa sobre esse tema tão discutido nos dias de hoje, mas o que é a educação à distância na verdade?
Vejamos; sabemos que houve um tempo em que o máximo que se conhecia de educação à distância eram os cursinhos feitos por correspondência através dos correios, e quando falávamos de algum profissional que tinha sua competência questionada, costumávamos dizer que este havia feito o curso por correspondência, deixando bem clara a nossa dúvida em relação à qualidade do serviço, mas o tempo passou e com as novas tecnologias vieram os cursos em EAD, então está na hora de dar um basta àquelas concepções de que esta modalidade de ensino serve apenas para a obtenção de um diploma. Aqueles que ainda pensam desta maneira encontram-se completamente equivocados sobre as potencialidades que este tipo de ensino pode proporcionar a um indivíduo, não podemos continuar vendo o ensino à distância como um produto de segunda linha, hoje com a tecnologia e serviços on-line, tudo mudou; os cursos são oferecidos com a mesma carga horária dos presenciais e quando se trata de cursos com a necessidade de aulas práticas, como é o caso de Biologia, são oferecidas aulas em laboratório e práticas de campo que fornecem toda a preparação necessária para a formação do profissional, além disso, podemos ver em pesquisas recentes que o mercado vem absorvendo os profissionais formados pelo processo EAD como dignos de desempenhar a atividade de sua formação. E para aqueles que teimam em se achar superiores por ter optado pela modalidade presencial, lamento informar que o “diploma” que nos é concedido quando realizamos qualquer curso em uma universidade, se trata apenas de um documento comprobatório de que realmente realizamos aquele tipo de graduação ou especialização, porém a grande diferença não está em qual modalidade esse curso foi realizado, mas sim no esforço contínuo em buscarmos e alcançarmos o aprendizado que realmente nos levará á grandes resultados.
Enfim, a educação à distância na verdade, nada mais é do que a oportunidade para aqueles que não dispõem de tempo suficiente para estarem todos os dias em uma universidade, que necessitam de horários flexíveis, mas que estão dispostos a usar toda a sua disciplina e organização em busca de uma educação digna e eficiente.
Ana Cristina Alves de Jesus
Acadêmica de Licenciatura em Biologia
Faculdade de Tecnologia e Ciências – EAD
Ser professor.........
Ensinar é muito mais que falta de uma profissão melhor, como já ouvi de alguns, devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social.
Ser professor é amar o que faz e ter conciência daquilo que pode fazer, é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, que deverá ser o mais original possivel, mesmo que seja dada dia após dia.
Ser professor é envolver-se com seus alunos , ter a sensibilidade de observar as mudanças de comportamento, ou pequenos detalhes como, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está agitado ou tranquilo demais...
Ser professor é saber ouvir, o silêncio de um olhar, o barulho de uma lágrima, perceber a alegria de um sorriso ou sentir o calor de um abraço, é observar, perscrutar atitudes, ler nas entrelinhas, olhar e ver para além do que os olhos alcançam. É estar disponível para um sorriso e preparado para dizer “estou aqui”;
E no fim de cada jornada de trabalho, pedir a Deus que tua paciência não falte, para que teu amor não se esgote.
0 comentários:
Postar um comentário