12 de jan. de 2010

O lúdico e a aprendizagem

Pode-se notar, ao longo da história da educação, que muitos pesquisadores e estudiosos passaram a se importar com o ato de brincar, passando a observar a sua evolução. E assim concluíram que a brincadeira e a atividade lúdica passaram a dar contribuições importantes na aquisição do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem, como diria Rubem Alves (2003), o brinquedo desperta interesse e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem. Almeida (2004) afirma que o ato de brincar, desenvolve o intelectual, a criatividade e a estabilidade emocional, proporcionando alegria e prazer. Dessa forma incentivamos à curiosidade, estimulando a criança à procura de novas descobertas, onde ela interage,buscando soluções para problemas apresentados, descobrindo caminhos, desenvolvendo-se como ser social. Colaborando assim para um crescimento sadio, encontrando o equilíbrio no dia a dia. Concluímos então que o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, é uma das formas que a criança encontra de se comunicar com o mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana!Gostei muito do seu texto e gostaria de complementar que, apartir dessas considerações, nós educadore, temos papel fundamental na promoção do brincar e, assim, no desenvolvimento de nossas criançasjá que, muitas vezes, a escola é o único espaço que elas tem para exsercitar sua ludicidade;

Ana Cristina disse...

Obrigada pela sua visita, é isso Alba, esse é um dos motivos que nos faz tentar a cada dia mais introduzir o lúdico nas nossas aulas.
Abraços.

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